sábado, 29 de outubro de 2011

A importância do ensino religioso nas escolas


O ensino religioso  nos permite andar pelos caminhos da cultura e da diversidade, sendo assim, a importância do ensino religioso nas escolas, está também, em  permitir  ao professor poder levar seus alunos a refletir sobre temas atuais e importantes, como: Cultura da Paz, Diálogo, Solidariedade, Defesa da Vida, Bullying, Meio Ambiente etc. Como nos lembra a própria  LDB, o ensino religioso é parte integrante da formação básica do cidadão. Segundo a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394/96, Artigo 33, redação alterada pela Lei nº 9475/97.  “O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.”
Pode-se assim, respeitando a diversidade cultural religiosa, trabalhar temas como o mostrado no vídeo abaixo, motivando as crianças, a serem promotoras da PAZ.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso, “o ensino religioso necessita cultivar a reverência, ressaltando pela alteridade que todos são irmãos. Só então a sociedade irá se conscientizando de que atingirá seus objetivos desarmando o espírito e se empenhando, com determinação, pelo entendimento mútuo.”
A partir disso podemos pensar, o que podemos nós fazer para sermos também, construtores de pontes, que conduzam a união, ao diálogo e ao respeito às diferenças.



Referências:
LDB. Lei nº .9394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9394.htm>. Acesso em: 29 out. 2011.

Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Religioso. Disponílve em: <http://www.conerpassofundo.com.br/index.php/parametros-curriculares.html>.Acesso em 29 out. 2011.

Mensagem – Construtor de Pontes. Disponível em:< http://www.youtube.com/watch?v=_XOtXCn2hj4>. Acesso em: 29 out. 2011.

3 comentários:

  1. Oi Amarildo!
    Gostei muito do teu Blog! O tema Religião é interessante e polêmico e realmente acredito que faz falta na vida das pessoas. O desing fico legal. O vídeo Cosntrutor de Pontes é lindo. Tuas postagens ficaram boas. Parabéns! Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do vídeo e sempre algo assim mexe muito com nosso psicológico e isso que eu procuro para mostrar para minhas duas professoras de religião. As mesmas só pensam em catequizar nossos alunos, nossas criançadas e preciso de algo que mexa com eles, que venham a refletir quanto a bondade é muito mais fácil que a maldade. Que o perdão é muito mais fácil e leve do que o rancor, a violência e a intolerância. Obrigada por cada vez tocar nos corações de todas nós ávidas de conhecimento.

    Um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  3. muito interessante adorei!!!
    Cláudia silva

    ResponderExcluir